Bem Vindo!

Bem Vindo, ao Bio & Geo, Tudo o Que Precisas de Saber! Neste pequeno blogue, de uma turma de 11º ano de uma escola do Norte, poderás encontrar noticias, imagens, power points, vídeos, entre outros documentos e publicações no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. Esperemos que gostes!

domingo, 10 de março de 2013

Zonas Costeiras


As zonas costeiras ou faixa litoral e correspondem a transição entre o domínio continental e o domínio marítimo. Estas zonas são bastante afetadas por diversos processos geológicos, estando em constante transformação.
As formas de erosão culminam no desgaste da costa devido ao impacto do movimento das ondas do mar. Este desgaste designa-se por abrasão marinha.
A abrasão marinha ocorre, principalmente, na base das arribas, onde o impacto das ondas começa a escavar, provocando a queda de pequenos fragmentos de rocha que depois se iram depositar nas zonas baixas, as quais tem o nome de plataforma de abrasão.

Fig.1- Arriba e Plataforma de Abrasão.
Outras consequências da abrasão marinha são cavernas, leixões e arcos litorais. 
Fig.2- Consequências da Abrasão Marinha.

 As formas de deposição estão relacionadas com a deposição dos materiais arrancados pelo mar ou transportados pelos rios depositando-se dando origem as praias, restingas, ilhas-barreiras ou tômbolos.


Fig.3- Formas naturais de deposição.

Devido ao avanço do mar sobre a faixa costeira são necessárias obras de intervenção na faixa litoral. Essas obras podem ser de 3 tipos: paredões, esporões e quebra-mares. 


Fig.4- Quebra-mar.









Fig.5- Esporão.


Fig.6- Paredão & Enrocamento.
Como as zonas costeiras são ocupadas desordenadamente são provocadas alterações, mesmo que involuntárias e inconsistentes, no ciclo de abrasão, acelerando a erosão e o avanço das águas do mar. Ocorrem também alterações na deposição de sedimentos que intensifica o risco de desabamento de casas e edifícios, bem com a destruição de habitats e rotas migratórias.
Assim, para uma boa gestão das zonas costeiras, no nosso país, por exemplo, existe o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) e o programa Finisterra.
Fig.8- Demolição de estruturas.
O plano Finisterra tem vários objetivos entre   os quais:


Fig.7- Alimentação artificial de praias.

Fig.9- Zelar pela proteção das dunas, evitando o pisoteio e plantação de vegetação autóctone, através da construção de “pontes”.


1 comentário:

  1. Oi pessoal, parabéns pelo "Blog". Encontrei informações bem legais e peço que continuem as postagens, pois, é uma boa iniciativa e uma boa fonte de informação para quem está precisando ai.. kkk' Peço que tomem cuidado com a ortografia, pois, é a unica deficiência que pude perceber na página, fora isso, SUCESSO!!! Att: Israel Oliveira, aluno de Geografia da UFS.

    ResponderEliminar