The Flood, conhecido em Portugal como Londres: O Dia do Juízo Final, é um filme que retrata os problemas da ocupação antrópica das bacias hidrográficas da cidade de Londres e assim nos introdução ao estudo de um novo mundo, a Geologia, que se inicia com o estudo da ocupação antrópica.
Este filme britânico, inspirado no livro de Richard Doyle (Flood), um perito em mudanças de clima e inundações em Londres, "narra" os problemas causados pela má localização da barragem, Thames Barrier ou a Barreira do Támisa.
Nesta sequela, Robert e Sam, um ex-casal, são responsáveis pela barreira, a qual segundo Leonard, pai de Robert, esta construída no local errado e assim não protegerá devidamente o centro de Londres aquando a ocorrência de uma enorme cheia. Ninguém acreditará em Leonard, até ao dia em que uma enorme tempestade vinda da Europa se funde com a maré de primavera, maré alta, aumento os níveis do mar drasticamente, acabando por "esmagar" a Barreira, inundando a baixa de Londres bem como os seus subúrbios. É uma tempestade nunca antes vista em Londres, tornando se impossivel de seguir, pois todas as previsões do Instituto de Meteorologia não acontecem.
Devido a ausência do Primeiro Ministro, a Comissário Nash e o Vice Primeiro Ministro vêm se obrigados a declarar estado de emergência, sendo todos os meios de proteção civil disponibilizados, especialmente, os meios aéreos, começando a evacuar todos os civis, principalmente, crianças e hospitais.
No final do filme, a única hipótese de salvar a vida a milhares de londrinos é abrir manualmente as comportas da Barreira mas no momento exato em que a maré alta atinga o seu clímax.
Como se pode ver neste filme, é necessário a construção eficaz de barragens bem como uma prevenção e realização de simulacros para quer a população, quer a proteção civil e governantes estejam preparadas para estes tipos de situações imprevisíveis.
Para os mais curiosos deixamos aqui uma sugestão de um documentário realizado pela BBC, sobre " Os 5 Desastres a Espera de Acontecer", que relata também informação sobre a inundação de Londres e a Barreira do Támisia.
Sem comentários:
Enviar um comentário