Bem Vindo!

Bem Vindo, ao Bio & Geo, Tudo o Que Precisas de Saber! Neste pequeno blogue, de uma turma de 11º ano de uma escola do Norte, poderás encontrar noticias, imagens, power points, vídeos, entre outros documentos e publicações no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. Esperemos que gostes!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Meiose e Fecundação!

Na reprodução sexuada ( reprodução na qual os indivíduos são originados a partir de um ovo, que resulta da fusão de dois gâmetas, masculino e feminino) são os processos de meiose e fecundação, que alternando se entre si, permitem manter a constante do numero de cromossomas de uma espécie de geração em geração. 

Alternância entre a Fecundação e a Meiose.


Além disso, estes processos contribuem para a variabilidade genética entre indivíduos da mesma espécie. Por isso, embora os descendentes sejam semelhantes aos seus progenitores e irmãos, não são em nada iguais.
Durante a meiose, na divisão I, quando ocorre a anáfase I dá-se uma separação dos cromossomas homólogos ao acaso e na anáfase II, dá-se uma disjunção dos cromatidios, também ao acaso. Isto, contribui  para uma vasta possibilidade de combinações numéricas mas, o que eleva ainda mais esta variabilidade de combinações, é o fenómeno de crossing-over que ocorre na prófase I. Este fenómeno consiste na troca de segmentos entre cromatídios não irmãos de cromossomas homólogos, permitindo uma recombinação dos genes paternos e maternos. 
No entanto, quando ocorre uma fecundação, o número de possibilidades diferentes de combinações genéticas possíveis no ovo, é igual ao produto das combinações genéticas possíveis nos dois gâmetas que se fundem. Daí que poder dizer que, os descendentes não são iguais nem aos seus progenitores, nem aos seus irmãos pois, existem um número elevadíssimo de possibilidades de combinações genéticas. 

Assim como o prometido é devido, no link abaixo adicionado, poderás encontrar uma animação sobre a meiose que, te poderá ajudar a melhor compreender as fases meióticas.

-> http://www.johnkyrk.com/meiosis.pt.html

Sem comentários:

Enviar um comentário